terça-feira, 24 de janeiro de 2017

MARIA PAPUDA - A bruxa do Palácio da Liberdade de BH!

Tsug


O blog "Cabana do Terror" agora tem um canal no Youtube! Confira a matéria sobre a Maria Papuda em formato de vídeo, clicando no play abaixo:



Curral Del Rey

O Curral del Rey (também conhecido como Arraial del Rey) foi o nome dado à comunidade que se instalou durante o período colonial onde hoje é localizado o município de Belo Horizonte - MG. Na época, a capital de Minas Gerais era o município de Ouro Preto. Entretanto, Ouro Preto não apresentava alternativas viáveis ao desenvolvimento físico urbano, o que gerou a necessidade da transferência da capital para outra localidade.

Ao todo, cinco localidades foram escolhidas para a realização dos estudos visando à construção da nova capital: Juiz de Fora, Barbacena, Paraúna, Várzea do Marçal e o Curral del Rey. Em dezembro de 1893 o Curral del Rey foi escolhida como a futura sede da nova capital de Minas Gerais e um grande processo de modernização foi iniciado no local.

Com a proclamação da república em 1889, o então governador João Pinheiro da Silva deu o aval para a mudança do nome da cidade para Belo Horizonte, pois acreditava que o antigo nome era um atestado ao atraso e que isso não poderia ser aceito na nova república que acabara de se formar.

Um dos marcos da modernização da região foi a construção do complexo paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade. A escolha dessa área para sediar o governo do estado e suas secretarias foi baseada em algumas características geográficas, por se tratar de um dos pontos de maior altitude do Curral del Rey. Dessa forma, ainda hoje ao final da Avenida João Pinheiro, é possível vislumbrar toda extensão da praça, com os prédios administrativos das secretarias do estado nas laterais e o Palácio da Liberdade ao fundo. Bem a frente da entrada do palácio, está situado um longo corredor cercado por palmeiras que corta a praça ao meio. 


   



   



A bruxa do Curral Del Rey

No antigo Curral del Rey, onde hoje é localizado o Palácio da Liberdade, havia um humilde casebre onde morava uma velha considerada feiticeira pelos moradores do antigo arraial. Quando solicitada a entregar o terreno para construção do palácio, a idosa recusou de todas as formas dizendo que só sairia de lá a força. E assim foi feito. Após as autoridades despejá-la a força do terreno e demolir a simples cabana, a velha ainda foi registrada nos documentos referentes a ordem de despejo como Maria Papuda (ou Dona Papuda), em alusão pejorativa a um possível quadro de bócio que ela apresentava. Diante da humilhação, a bruxa se enfureceu e rogou uma praga dizendo “Quando aqui for sede do governo, de 4 em 4 anos, há de morrer um governador” e que os governantes que entrassem em ano par, sofreriam algum tipo de acidente ou morte repentina. Desde então, não se tem mais relatos sobre o paradeiro dessa velha.




Morte e relatos de governadores

E por coincidência ou não, a morte já visitou alguns governadores no Palácio da Liberdade. A primeira vez foi em 1902, que culminou na morte de Silviano Brandão, o segundo governador a morar no local. João Pinheiro por sua vez, o quarto governante a residir o palácio, faleceu em 1908 durante seu mandato. Olegário Maciel (1933) também perdeu sua vida dentro do palácio, sendo encontrado na banheira já sem vida em decorrência de um infarto fulminante. Cabe lembrar que todos os citados anteriormente tiveram seus mandatos se iniciando em anos pares, assim como dito pela bruxa em sua maldição. Se não fosse o bastante, ainda faleceu o governador Raul Soares (1924) durante seu mandato. Porém, embora ele morasse no palácio, ele não morreu propriamente dentro dele.
Temendo ser atingido pela maldição, Juscelino Kubitschek durante seu governo (1951-1955) ordenou a construção do Palácio das Mangabeiras para servir como casa oficial. Da mesma forma, Israel Pinheiro na década de 60 chegou a sugerir, sem sucesso, que o velho palácio fosse demolido para prevenir que mais episódios macabros pudessem acontecer. Tancredo Neves também temia a praga rogada por Maria Papuda, e por causa disso ele se recusava a permanecer no casarão depois das 18 horas, já que após esse horário eram ouvidos ruídos de portas se abrindo e fechando, barulhos de máquinas de escrever e passos pelos corredores.
Mais recentemente, o ex-governador e presidente Itamar Franco relatou em uma entrevista dada em 2002 ao jornal Extra, que sentia presenças estranhas dentro do local, além de observar portas e janelas fechadas se abrirem de forma repentina (fato que foi presenciado também por um jornalista que estava junto com Itamar no dia do ocorrido). Segundo o próprio Itamar, a sede do governo de Minas era “povoada por fantasmas”, que “fantasmas existem” e que aquele local sofria ação de algum tipo de “energia cósmica”.



     








Atualmente

Desde então, não foram registradas mais ocorrências no Palácio da Liberdade que pudesse ser atribuídas a praga da bruxa. E pelo visto, nunca mais teremos algum tipo de associação. Com a construção da Cidade Administrativa, em 2010, na região norte de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade deixou de ter seu valor simbólico como a área central de governo. No lugar das instituições públicas, a Praça da Liberdade ganhou em seu entorno instituições relacionadas à cultura, como museus e até um planetário. Da mesma forma, o Palácio da Liberdade deixou de forma definitiva de ser a “casa” do governador de Minas Gerais, sendo também apenas um ponto de turismo cultural e histórico de Belo Horizonte. Sem governadores residindo e governando o estado dentro do palácio, é pouco provável que a praga de Maria Papuda volte a se manifestar... 




Outra Maria Papuda?

Alguns registros indicam que outra velha moradora do Curral Del Rey era chamada de Maria e sofria de bócio, sendo dessa forma chamada também de Maria Papuda. Seu casebre se situava onde atualmente é a Avenida Afonso Pena, na altura da Rua da Bahia, bem onde é localizado o prédio do antigo hotel Othon Palace. Da mesma forma da sua homônima, ela foi expulsa de seu casebre e amaldiçoou a cidade que seria construída ali. Por causa disso, algumas pessoas afirmam que seu fantasma assombra as ruas ao redor do hotel, onde podem ser ouvidos seus lamentos durante a madrugada.

 

Com as diversas semelhanças entre as “Marias Papudas”, algumas dúvidas podem ser levantadas. Ambas as histórias dizem respeito à mesma pessoa? Se sim, onde realmente ficava o casebre da Maria Papuda? Na Praça da Liberdade ou no Othon Palace? Não podemos também descartar a possibilidade de duas “Marias Papudas” existirem, uma vez que “Maria” é um nome muito popular e a ocorrência de casos de bócio era muito mais frequente nessa época...



Visite a Maria Papuda!


Conforme abordado, atualmente o Palácio da Liberdade não funciona mais como a “casa” do governador mineiro. Devido a grande tradição e beleza do projeto arquitetônico da Praça da Liberdade, a praça e os prédios ao seu entorno (incluindo o Palácio e vários museus) são considerados um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Sempre aos domingos o Palácio da Liberdade é aberto ao público, com visitas guiadas ocorrendo a cada 30 minutos, a partir das 9h às 17h. Se tiverem a oportunidade de estar em Belo Horizonte em um domingo, não perca a oportunidade de visitar o local! Essa pode ser a oportunidade única de conhecerem a Maria Papuda...




Referências

Canal Tovo Francisco à https://cutt.ly/Vd6oXX7

Clube Brasileiro de Trens Fantasmas à https://cutt.ly/Td6o1aD

G1 à https://cutt.ly/Id6oLvb

Noite Sinistra à https://cutt.ly/Hd6oVLy

R7 à https://cutt.ly/Id6o0DF

Veja à https://cutt.ly/3d6oB4F

6 comentários:

  1. Estou interessada em visitar o Palácio da Liberdade agora :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Palácio ta reaberto desde Dezembro de 2018 aaaa
      por ora só tem aberto aos domingos mas disseram que vai voltar a abrir sábados também
      Ce pode obter mais informações em https://appa.art.br/palaciodaliberdade/

      Excluir
  2. O Palacio esta fechado por tempo indeterminado para visitações

    ResponderExcluir
  3. Você tem conhecimento se existe algum registro escrito / documentado sobre a Maria Papuda? Se sim, guardado em que instituição?

    ResponderExcluir
  4. Incrível como varias coisas foram se interligando e eu vim parar aq !!!! 🤡🤡🤡🤡🤡

    ResponderExcluir