domingo, 31 de outubro de 2021

URSULINA DE JESUS – Queimada por bruxaria em São Paulo!

 Tsug

 

A dificuldade de gerar filhos

 

Ursulina de Jesus foi uma mulher que viveu em São Paulo no século XVIII. Ela era casada com Sebastião de Jesus, que na época tinha uma posição e destaque na sociedade paulistana. Ambos tinham uma vida matrimonial como qualquer outra, exceto por um motivo: Ursulina não conseguia engravidar. Para não cometer injustiças, de acordo com informações da época o mais certo seria dizer que Sebastião era estéril. Mas ele não conseguia lidar muito bem com essa sua incapacidade.

 

 

Ursulina é acusada e culpada de bruxaria

 


Por Sebastião ser uma pessoa de destaque, logo essa incapacidade de gerar um herdeiro começou a se espalhar pela cidade e deixa-lo em uma situação desconfortável. Então ele começou a culpar sua companheira por causa desse inconveniente e a acusou de usar bruxaria para deixa-lo estéril. Cabe ressaltar que o movimento de “Caça às Bruxas” se iniciou bem antes disso, no século XV, mas atingiu seu apogeu justamente entre os séculos XVI e XVIII.

 

Ursulina foi presa e levada a julgamento. Cesaria, amante de Sebastião, testemunhou contra a suposta bruxa e confirmou todo o relato de se companheiro. Considerada culpada por heresia e bruxaria, Ursulina foi executada em público em 1754, quando foi queimada em fogueira na cidade de São Paulo. 

 

Depois da execução de Ursulina, Sebastião se casou com Cesaria. Entretanto, não há registros que provem que eles tiveram filhos.

 



 

Homenagem à Ursulina

 

Sensibilizados com a fatídica história de vida de Ursulina de Jesus, a cervejaria portuguese “Oitava Colina” criou uma cerveja batizada com o nome da suposta bruxa. “Ursulina de Jesus” é uma cerveja stout com um teor alcóolico de 6,8%, com sabor adornado com côco e abóbora.

 



 

Referências

 

Aventuras na História à https://cutt.ly/qhjdTd7

Cerveja Oitava Colina à https://cutt.ly/uhk5YmF

The Witches in Brazil à https://cutt.ly/rhk5VS4

Wikipedia à https://cutt.ly/hhhfzQ5

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário