sexta-feira, 3 de setembro de 2021

PISADEIRA – A velha que ataca durante o sono!

 Tsug

 

Origem

 

A Pisadeira, também conhecida como Pesadeira, é um ser folclórico de origem portuguesa, cuja lenda é bastante disseminada nos estados de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com os relatos, a Pisadeira tem o hábito de pisar na barriga das pessoas que estão dormindo com o estômago cheio. A frequência em que sonhos ruins acontecem ao dormir após consumir uma refeição pesada pode ter sito o fator que inspirou a origem desse ser. Nesse sentido, para alguns a Pisadeira nada mais é do que a personificação dos pesadelos. Além disso, em muitas vezes a Pisadeira é associada à paralisia do sono.

 

 


Aparência

 

A Pisadeira é descrita como uma mulher muito magra, de dedos compridos e secos, unhas amareladas enormes e sujas. Suas pernas destacam-se por serem muito curtas (o que faz com que ela tenha uma baixa estatura) e seu cabelo é grisalho e todo desgrenhado. Tem um nariz enorme, comparado ao bico dos gaviões, e com muitos pelos. Tem os olhos arregalados e avermelhados. O queixo é muito pontudo e sua boca está sempre escancarada, com seus dentes esverdeados à mostra. Dizem que ela usa saias compridas, tem os pés arredondados e usa chinelo. Em alguns relatos vindos do Piauí, é sugerido que a Pisadeira é capaz de se transvestir com a aparência de qualquer outra pessoa.

 

 




Comportamento

 

A Pisadeira vive nos telhados das casas, onde fica espiando o interior das residências a procura de vítimas. Sempre que alguém vai dormir com o estômago cheio, a Pisadeira desce do telhado e vai até o quarto da vítima (sem ser notada por nenhum outro morador da casa) para pisar fortemente sobre sua barriga. Essa pisada é capaz de deixar a vítima em um estado letárgico, incapaz de qualquer reação. Em outras palavras, durante o ataque da Pisadeira a vítima permanece ciente de tudo, mas incapaz de fazer qualquer coisa para sair daquela situação. Dizem que durante o ataque ela solta uma gargalhada estridente e horripilante, como se sentisse prazer por estar fazendo aquilo. O curioso é que apesar de ser uma risada bastante alta, apenas as vítimas são capazes de ouvir. Embora tenha uma aparência esquelética, a Pisadeira tem um peso fora do comum. Além de paralisar suas vítimas, o peso da criatura sobre o corpo é capaz de deixa-las sem ar e sentindo muita dor.

 

A duração do ataque da Pisadeira pode variar de segundos a horas! Existem até mesmo relatos de algumas mortes durante a noite que foram associadas a essa lenda. Os que sobrevivem ao ataque soltam gritos de desespero depois que a Pisadeira vai embora e o estado letárgico é cessado.

 



 

Como evitá-la?

 

Parece não existir um método infalível para evitar que a Pisadeira ataque uma pessoa. Algumas fontes afirmam que alguns métodos podem prevenir a recorrência de ataques. Para impedir que ela volte novamente, a vítima deve esfregar e bater seus pés um no outro três vezes antes de dormir.

 

Outra estratégia para evita-la, embora seja difícil de colocar em prática, é não sentir medo ao se deparar com ela. A Pisadeira tem a capacidade de absorver o medo de suas vítimas e usá-lo para aumentar seu poder.

 

Também existe uma oração que pode ser capaz de afugentar a Pisadeira. Apesar de mais parecer a descrição da imagem da Pisadeira, a oração é a seguinte:

 

 São Vicente com São Simão me disse que a Pisadeira tem a mão furada. São Vicente com São Simão me disse que a Pisadeira tem os olho arregalado. São Vicente com São Simão me disse que a Pisadeira tem o beiço arrevirado. São Vicente com São Simão me disse que a Pisadeira tem o dente arreganhado...”

 

 




Lendas semelhantes

 

Lendas sobre entidades se relacionando aos pesadelos é comum em várias culturas. Em Portugal existe o fradinho da mão furada, que durante a noite entra nos quartos onde as pessoas estão dormindo para provocar pesadelos. Na região Nordeste do Brasil existe a lenda de um velho da barba branca que arranha o rosto das pessoas durante o sono. No Japão, os espíritos chamados “Kanashibaris” são muitas vezes relacionados à ocorrência de paralisia do sono.




A paralisia do sono

 

Quando dormimos, nosso corpo ativa um estado chamado “paralisia corporal persistente”, para evitar que nosso corpo se movimente demasiadamente durante o sono. De forma bastante didática e sucinta, a paralisia do sono é um estado cujo indivíduo acorda, mas o corpo permanece nessa paralisia corporal persistente. Portanto, embora acordado e ciente de tudo que está acontecendo, o portador da paralisia do sono não consegue se movimentar. Comumente algumas alucinações hipnagógicas acompanham essa condição. Por isso muitas pessoas afetadas pela paralisia do sono afirmam ter visto figuras fantasmagóricas/demoníacas/alienígenas durante esse estado.

 

Por essa razão, personagens sobrenaturais (como a Pisadeira) geralmente são associados a essa condição ou até mesmo tem suas histórias construídas com base nesses sintomas.

 



 

Pisadeira na cultura popular

 

A lenda Pisadeira já foi abordada na novela “Os Mutantes - Caminhos do Coração”. Na ocasião, ela foi interpretada pela atriz Zulma Mercadante e tinha o poder de neutralizar os poderes dos mutantes quando pisava sobre eles.

 

 

Referências

 

Amino à https://cutt.ly/xf1WaGN

Cariri Cangaço à https://cutt.ly/vf0MkgE

Estudo Kids à https://cutt.ly/BfMe4TJ

Lendas de São Paulo à https://cutt.ly/5f01Twj

Portal São Francisco à https://cutt.ly/HfMtJIO

Sua Pesquisa à https://cutt.ly/bfB39yC

Wikipedia  à https://cutt.ly/QfVelvZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário