terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

CABOCLO D’ÁGUA - Terror nos rios de Minas Gerais!

Tsug


O blog "Cabana do Terror" agora tem um canal no Youtube! Confira a matéria sobre o Caboclo d'Água em formato de vídeo, clicando no play abaixo:





A criatura

Resultado de imagem para caboclo d'águaCaboclo d'Água (também chamado como Nego d’Água, Crioulo d’Água, Bicho d’Água e Encantado do Rio) é um ser mítico habitante das águas do Rio São Francisco (que percorre Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e seus afluentes, protegendo esses cursos d’água e assombrando os pescadores e navegantes, chegando até mesmo a virar e afundar embarcações. O Caboclo d’Água também já foi identificado em vários locais além do Rio São Francisco, como o Rio Sapucaí (Sul de Minas), Rio do Carmo (Região Central Mineira) e no Rio das Mortes (Campo das Vertentes).

Ninguém sabe ao certo como surgiu a lenda do Caboclo d’Água, mas é provável que ela tenha se originado de uma lenda de tribos indígenas que habitavam as margens do rio São Francisco. A história mais aceita é que a criatura é resultante da reencarnação de uma mulher do século XVI que produzia sabão com o corpo das crianças que assassinava. Outros registros indicam que talvez a criatura possa ter sido originada do cruzamento entre macaco, galinha e lagartixa.

Também são se sabe quem foi o primeiro a avistá-lo, já que todas as informações sobre a criatura partem dos moradores e pescadores ribeirinhos. O primeiro registro data do ano de 1837, no qual o naturalista dinamarquês, Peter Lund, conhecido como o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil, descreveu uma possível existência de um ser como o Caboclo d’Água em carta destinada a Real Academia de Copenhague. Atualmente, é contabilizado que aproximadamente 30 pessoas já o viram em Minas Gerais e em áreas do rio São Francisco.


Aparência

Os nativos descrevem o Caboclo d’Água como sendo um ser humanoide híbrido de peixe, troncudo e musculoso, com a pele apresentando uma tonalidade bronzeada, estatura baixa e que apresenta um único olho no meio da testa. Apesar de seu tipo físico avantajado, o Caboclo d'Água consegue se locomover rapidamente, principalmente no ambiente aquático. A criatura também pode viver fora da água, mas ele nunca se afasta das margens do rio São Francisco. Em outras regiões, o Caboclo d’Água tem sido identificado como uma criatura peluda com dois olhos, de dentes e unhas bastante avantajadas.


Resultado de imagem para caboclo d'água



Resultado de imagem para caboclo d'águaHá indícios que o caboclo d’Água também possa aparecer sob a forma de outros animais. Um pescador relata ter visto um animal morto boiando no rio, ao se aproximar com a canoa, notou que se tratava de um cavalo. Porém, de forma repentina, o animal rapidamente se submergiu nas águas do São Francisco. Em seguida, o barco começou a se mexer, e ao olhar na lateral da canoa, o pescador notou que o Caboclo d'Água estava agarrado junto à beirada, tentando virar a embarcação. O pescador então se lembrou de que trazia fumo em sua sacola (que é uma das oferendas que podem acalmar a criatura). Então ele o atirou nas águas, e o Caboclo d'Água saiu dando cambalhotas, mergulhando rio abaixo. Relatos também indicam que o Caboclo d’Água já adotou as formas de cobra, lagarto e jacaré.

Outras evidências apontam que o Caboclo d’Água possui uma aparência humanoide, mas também pode se transformar em embarcações, pedaços de madeira flutuante e até mesmo vapor.  



Comportamento

Resultado de imagem para caboclo d'águaSempre que o Caboclo d’Água sente-se ameaçado ou percebe que algo possa comprometer a proteção do Rio São Francisco ele tende a se manifestar atacando embarcações e pessoas nas margens do rio, principalmente pescadores. Relatos indicam que a criatura tem um temperamento forte, emitindo altos ruídos quando fica nervoso podendo ser ouvido em grandes distâncias, causando bastante temor na população ribeirinha.

Quando o Caboclo d’Água não gosta de um pescador, ele espanta os peixes do rio para longe do local onde a rede é lançada, mas, se o pescador lhe faz um agrado (como oferendas de fumo e cachaça), ele pode o ajudar atraindo os peixes para próximo de sua rede. Pescadores também acreditam que o caboclo d’Água tem a capacidade de controlar o curso das águas e o clima.


Tesouro

Acredita-se que o Caboclo d’Água passa a maior parte do tempo em uma gruta subterrânea presente nas porções mais profundas do rio São Francisco, onde ele guarda um grande tesouro composto principalmente de ouro e esmeraldas. Muitas pessoas já tentaram localizar essa gruta para se apoderar do ouro, mas nenhum indivíduo até hoje conseguiu encontra-la e inclusive alguns já até perderam a vida enquanto a procuravam. Acredita-se que só de se pensar em possuir o tesouro já faz com que o Caboclo d’Água persiga a pessoa.

Resultado de imagem para caboclo d'água


Como evitar

Para espantá-lo, os navegadores do São Francisco esculpem figuras chamadas carrancas (uma espécie de totem) às proas de seus barcos. Outros acreditam que ao lançarem fumo e cachaça nas águas a criatura tende a se acalmar. Também se pode tentar cravar facas no fundo de canoas para afugentar essa criatura, pois se acredita que o aço evita a manifestações de seres sobrenaturais. A população ribeirinha ainda relata que quando se pinta uma estrela branca no casco da embarcação, os navegadores também ficam protegidos dessa entidade.

Algumas fontes afirmam que pescadores também ofereciam peixes para que a criatura permitisse que os indivíduos atravessassem o rio. Porém, essa informação é contrastante ao fato do Caboclo d’Água viver nas águas e ter controle sobre o comportamento de peixes (espantando ou atraindo-os para redes de pescadores). Devido a essas características, é óbvio de se pensar que peixes é um item do qual o Caboclo d’Água teria fácil acesso. Nesse sentido, a oferenda desse produto não seria uma prática interessante para ganhar sua simpatia.

Glossário Da Mitologia Brasileira - V.L.I - Caboclo D'água em 2020 ...




Relatos

Em 2013, moradores do município de Barra Longa, localizado na Zona da Mata mineira, relataram que uma criatura peluda, de dentes/olhos/unhas grandes e apetite voraz aparecia nas águas e margens do Ribeirão do Carmo. Logo a criatura foi denominada como Caboclo d’Água entre a população local. Numa tentativa de conseguir captar alguma imagem da criatura, membros da Associação de Caçadores de Assombração de Mariana (ACAM) ofereceram R$1.000,00 para que pessoas ficassem em gaiolas de metalon parcialmente submersas no ribeirão servindo como iscas para atrair o Caboclo d’Água. O grupo seriam equipados com GPS, câmeras, rádios comunicadores, armas não letais e iscas com feromônios de bezerro para atração da criatura. A recompensa para quem conseguisse uma prova da existência da criatura era de R$10.000,00, mas até hoje não há informações sobre a conclusão da pesquisa.

Próximo à Barra Longa, no município de Mariana, o Caboclo d’Água foi incriminado como causador de alguns incidentes em cursos d’água:  
  • Perda dos testículos de um indivíduo que nadava em uma represa
  • Ataque sofrido por um pedreiro e a um homem de 92 anos
  • Boi inteiro ser comido ao entrar nas águas

Um açougueiro da região, Mucci Daniel Kfuri, relata já ter visto a criatura duas vezes enquanto investigava a morte de animais na beira do rio, confirmando que ele é do tamanho de um homem, peludo e com braços bem fortes. A criatura estava sentada numa pedra com um bezerro ensanguentado em suas mãos.





Referências

Eutanásia Mental à https://goo.gl/8Uw7SH
InfoEscola à https://goo.gl/bJ6aLr
Histórias & Variáveis à https://goo.gl/2YvSpv
Lendas de Minas Gerais à https://goo.gl/LcAyVi
Portal do Medo à https://goo.gl/ijjdbs
Portal dos Mitos à https://goo.gl/Zs2Nph
Portal G1 à https://goo.gl/oEqZvH
Terra Azul à https://goo.gl/AK691z
Tradições Populares das Vertentes à https://goo.gl/gQGmTn
Wikipedia à https://goo.gl/FDn7rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário